Especialidade de Ordem Unida

*Quem nunca quis ser um mestre em ordem unida! O melhor do clube?! Então vamos começar pelo começo! A especialidade de ordem unida, Pra você desbravador (a) que que ficar por dentro dos comandos! Vamos comigo e pegar mais uma especialidade para a sua (nossa) Faixa. :)
Especialidade de Ordem Unida


                                                                                                                                            1.Explicar, pelo menos, cinco objetivos da ordem unida.                                                                                                                                             
D                              Disciplina: Ensina disciplina ao grupo que a realiza. União: Tem o poder de criar a união e o sincronismo entre os membros do clube, pois um componente depende completamente do outro para obter a perfeição nos movimentos. Organização: É a forma mais rápida de organizar grandes grupos, organizando e deixando o trabalho do instrutor bem mais fácil. Respeito: Ensina o respeito mutuo, tanto a quem está comandando, tanto ao comandado e companheiros ao redor. Atenção/Agilidade: Aumenta a atenção e desenvolve amplamente a coordenação dos participantes, deixando-os sempre atentos aos comandos e os executando com rapidez e precisão.
                                    Deslocamento: É perfeito para deslocar um grupo de pessoas, (desbravadores), organizadamente, com rapidez e eficiência de um lugar à outro.
  2.Definir:
a.Formação: É a disposição regular dos elementos de uma tropa em linha ou em coluna.
                   

b           b.Linha: É a disposição da formação em que os membro mantem o alinhamento um ao lado do outro, ombro com ombro, seja imóveis ou em movimento.






c.Fila / Fileira: É a formação de uma tropa que estão colocados na mesma linha, um ao lado do outro, todos voltados para a mesma frente.
d.Distância: Espaço estipulado através do ato de cobrir, tanto para frente como para o lado, que distancia e alinha as colunas e as fileiras.
e.Intervalo: É o espaço, contado em passos ou em metros, paralelamente à frente, entre dois homens colocados na mesma fileira. 

f.Coluna: É o dispositivo de uma tropa, cujos elementos estão um atrás do outro, quaisquer que sejam suas formações e distâncias.

g.Alinhamento: É a disposição cujos elementos


                h.Cobertura:  Ficam em linha reta, voltados para a mesma frente, de modo que um elemento fique exatamente ao lado do outro.






            i.Cerra-fila: É o elemento colocado (um líder) à retaguarda de uma tropa, com a missão de cuidar da correção da marcha e dos movimentos, de exigir que todos se conservem nos respectivos lugares e de zelar pela disciplina.
j.Homem base: É o militar (desbravador) pelo qual uma tropa regula sua marcha, cobertura e alinhamento.
                                                                                                                                                            l.Coluna base: É aquela pela qual as demais unidades regulam a marcha ou o alinhamento, intermédio de seus comandantes ou de seus homens-base (desbravadores-base).
m.Testa: É o primeiro elemento de uma coluna

n.Cauda: É o último elemento de uma coluna.
o.Frente: É o espaço, em largura, ocupado por uma tropa em linha.
p.Cobrir: Comando dado para regular a distancia e o alinhamento de uma determinada tropa.
3.Explique o que é cadência.

 

 R=É o sincronismo do grupo ao realizar todos os comandos ao mesmo tempo, não relaxando as posições, mantendo a formação e a disciplina da formação.
4.Descreva os quatro tipos de passos a seguir. Saber executar corretamente todos eles.
a. Passo estrada: Passo estrada - É o passo sem cadência em que não há a obrigação de conservar a mesma atitude do passo sem cadência, propriamente dito, embora o homem tenha que manter seu lugar em forma e a regularidade da marcha.
b. Passo ordinário: Passo Ordinário - é o passo com aproximadamente 75 centímetros de extensão, calculado de um calcanhar a outro e numa cadência de 116 passos por minuto. Neste passo, o homem (desbravador) conservará a atitude marcial.
c. Passo acelerado: Passo Acelerado - é o passo executado com a extensão de 75 a 80 centímetros, conforme o terreno e numa cadência de 180 passos por minuto.
d. Sem cadência: Passo sem Cadência - é o passo executado na amplitude que convém ao homem (Desbravador), de acordo com a sua conformação física e com o terreno. No passo sem cadência, o homem (desbravador) é obrigado a conservar a atitude correta, a distância e o alinhamento.
5. Saber quais são as três etapas da voz de comando
*As vozes de comando constam geralmente de:
Voz de advertência - é um alerta que se dá à tropa, prevenindo-a para o comando que será enunciado. Exemplo: ATENÇÃO CLUBE! 
Comando propriamente dito - tem por finalidade indicar o movimento a ser realizado pelos executantes. Exemplos: “DIREITA!”, “ORDINÁRIO!”, “ACELERADO!”, “CINCO PASSOS EM FRENTE!”. Às vezes, o comando propriamente dito, impõe a realização de certos movimentos, que devem ser executados pelos homens (desbravadores) antes da voz de execução.
Voz de execução - tem por finalidade determinar o exato momento em que o movimento deve começar ou cessar. A voz de execução deve ser curta, viva, enérgica e segura. Tem que ser mais breve que o comando propriamente dito e mais enfatizado. Quando a voz de execução for constituída por uma palavra oxítona (que tem a tônica na última sílaba), é aconselhável um certo alongamento na enunciação da(s) sílaba(s) inicial(ais), seguido de uma enérgica emissão da sílaba final. Exemplos: “CO-BRIR!” - “VOL-VER!” “DESCAN-SAR!” – “SEN-TI-DO”.
6.Explicar com detalhes a execução dos seguintes comandos:



Estando na posição de “Sentido”, ao comando de “DESCANSAR!”, o desbravador deslocará o pé esquerdo, a uma distância aproximadamente igual a largura de seus ombros, para a esquerda, elevando ligeiramente o corpo sobre a ponta do pé direito, para não arrastar o pé esquerdo. Simultaneamente, a mão esquerda segurará a mão direita, a mão direita fechada colocada às costas, pouco abaixo da cintura. Nesta posição, as pernas ficarão naturalmente distendidas e o peso do corpo igualmente distribuído sobre os pés, que permanecerão num mesmo alinhamento. Esta é a posição do desbravador ao entrar em forma, onde permanecerá em silêncio e imóvel.
b.Frente para direita / esquerda / retaguarda: Em campanha e nas situações em que seja difícil à tropa executar voltas a pé firme (Ex.: tropa portando material ou equipamento pesado), deverá ser comandado “FRENTE PARA A DIREITA (ESQUERDA, RETAGUARDA)!”, para que seja mudada a frente e uma fração. A este comando, o desbravador volverá, por meio de um salto, para o lado indicado com energia e vivacidade. Tal comando deverá ser dado com a tropa na posição de “Descansar”. Após executá-lo, permanecerá nesta posição.





c.Sentido: Nesta posição, o homem ficará imóvel e com a frente voltada para o ponto indicado. Os calcanhares unidos, pontas dos pés voltadas para fora, de modo que formem um ângulo de aproximadamente 60 graus. O corpo levemente inclinado para a frente com o peso distribuído igualmente sobre os calcanhares e as plantas dos pés, e os joelhos naturalmente distendidos. O busto aprumado, com o peito saliente, ombros na mesma altura e um pouco para trás, sem esforço. Os braços caídos e ligeiramente curvos, com os cotovelos um pouco projetados para a frente e na mesma altura. As mãos espalmadas, coladas na parte exterior das coxas, dedos unidos e distendidos, sendo que, o médio deverá coincidir com a costura lateral da calça . Cabeça erguida e o olhar fixo à frente.
Para tomar a posição de “Sentido”, o desbravador unirá os calcanhares com energia e vivacidade, de modo a se ouvir esse contato; ao mesmo tempo, trará as mãos diretamente para os lados do corpo, batendo-as com energia ao colá-las às coxas. Durante a execução deste movimento, o desbravador afastará os braços cerca de 20 com do corpo, antes de colar as mãos às coxas. O calcanhar esquerdo deverá ser ligeiramente levantado para que o pé não arraste no solo.
O homem tomará a posição de “Sentido” ao comando de “SENTIDO!”.



d.Cobrir: Para que um clube retifique a cobertura, ser-lhe-á dado o comando de “COBRIR!”. A este comando, que é dado com o clube na posição de “Sentido”, o desbravador estenderá o braço esquerdo para a frente, com a palma da mão para baixo e os dedos unidos, até tocar levemente com a ponta do dedo médio, a retaguarda do ombro (ou mochila) do companheiro da frente; colocar-se-á, então, exatamente atrás deste, de forma a cobri-lo e, em seguida, posicionar-se-á na mesma linha em que se encontrem os companheiros à sua direita, alinhando-se por eles. A mão direita permanece colada à coxa. Os desbravadores da testa, com exceção do da esquerda (que permanecerá na posição de “Sentido”), estenderão os braços esquerdos para o lado, palmas das mãos para baixo, dedos unidos, tocando levemente o lado do ombro direito do companheiro à sua esquerda. A mão direita permanece colada à coxa.
e.Esquerda / direita / meia-volta volver: Todos os movimentos serão executados na posição de “Sentido”, mediante os comandos abaixo: “DIREITA(ESQUERDA), VOLVER!” - à voz de execução “VOLVER!”, o desbravador voltar-se-á para o lado indicado, de um quarto de círculo, sobre o calcanhar do pé direito (esquerdo) e a planta do pé esquerdo (direito), e, terminada a volta, assentará a planta do pé direito (esquerdo) no solo; unirá depois o pé esquerdo (direito) ao direito (esquerdo), batendo energicamente os calcanhares.“MEIA VOLTA, VOLVER!”- será executada como “Esquerda Volver”, sendo a volta de 180 graus.
f.Sentado / de pé 1,2: Partindo da posição de descansar, ao comando de “SENTADO UM-DOIS!” o desbravador dará um salto, em seguida, sentará com as pernas cruzadas (perna direita à frente da esquerda), envolvendo os joelhos com os braços, e com a mão esquerda deverá segurar o braço direito pelo pulso mantendo a mão direita fechada. Para retornar a posição de descansar, partindo da posição sentado, deve-se comandar “DE PÉ UM-DOIS!”.
g.Perfilar: Estando o clube em linha, para retificar o seu alinhamento, será dado o comando de “BASE TAL DESBRAVADOR (FRAÇÃO), PELA DIREITA (ESQUERDA OU CENTRO)! PERFILAR!”. Após enunciar “BASE TAL DESBRAVADOR!”, o instrutor aguardará que o homem-base se identifique e prosseguirá comandando: “PELA DIREITA (ESQUERDA! ou PELO CENTRO!)”. Fará nova pausa, esperando que os desbravadores tomem a posição de “Sentido”, se com os bandeirins, ou tomem esta posição e realizem o movimento de “bandeirim Suspenso”, se com os bandeirins. Em seguida, comandará “PERFILAR!”. À voz de execução “PERFILAR!”, os desbravadores da testa e os da coluna do homem-base procederão como no movimento de “Cobrir”. Ao mesmo tempo, todos os desbravadores voltarão vivamente o rosto para a coluna do homem-base. Em seguida, tomarão os intervalos e distâncias, sem erguer o braço esquerdo. Se os capitães estiverem com bandeirins, os desbravadores, com exceção do homem-base, farão “bandeirim Suspenso”. Se o instrutor desejar reduzir os intervalos, comandará “BASE TAL DESBRAVADOR! (CLUBE!) SEM INTERVALO! PELA DIREITA! PELA ESQUERDA! ou PELO CENTRO! PERFILAR!”. Os desbravadores da testa, com exceção do da esquerda (que permanecerá na posição de “Sentido”), colocarão a mão esquerda fechada na cintura, punho no prolongamento do antebraço, costas da mão para a frente, cotovelo para a esquerda, até tocar levemente o braço direito do companheiro à sua esquerda. Os desbravadores da coluna do desbravador-base estenderão o braço esquerdo à frente, até tocarem levemente à retaguarda do ombro direito do companheiro da frente. Todos os desbravadores voltarão vivamente o rosto para a coluna do desbravador-base. Os desbravadores estarão no alinhamento quando, tendo a cabeça voltada para a direita (esquerda), puderem ver com o olho direito (esquerdo), somente o companheiro imediatamente ao lado e, com o olho esquerdo (direito), divisar o resto da fileira do mesmo lado.
h.Última forma: Os movimentos mal compreendidos, ou executados incorretamente, serão repetidos pelo processo de instrução individual sem comando. Quando qualquer comando não tiver sido bem executado, o instrutor poderá julgar conveniente repeti-lo. Para voltar à situação imediatamente anterior, comandará “ÚLTIMA FORMA!”. A este comando, o movimento correspondente será executado com rapidez e energia.
7. Executar corretamente os seguintes movimentos a pé firme:
    1. Atenção:
    2. Sentido
    3. Cobrir
    4. Firme
    5. Direita volver
    6. Olhar à Direita
    7. Olhar à Esquerda
    8. Olhar Frente
    9. Esquerda volver
    10. Meia volta volver
    11. Sem intervalo, cobrir
    12. Firme
    13. Descansar
    14. Frente para a retaguarda
    15. Frente para a esquerda
    16. Frente para a direita
    17. Fora de forma, Marche
    18. A vontade / atenção
·         Item prático!
9.      Executar corretamente os seguintes movimentos em deslocamento (passo ordinário: * Item prático!
o   Alto
o   Em frente
o   Conversão à esquerda
o   Alto
*Chegamos ao fim de mais uma especialidade! Ficou um pouquinho grande mais espero que tenha ajudado e que gostem... Peçam nos comentários as próximas, um abraço a todos e MARANATA!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Especialidade de Felinos

ESPECIALIDADE DE CÃES

Especialidade de Mamíferos